sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

Divaldo Franco é homenageado por cordelista do RN


Entrevista: Marciano Medeiros

Luciana-Como surgiu à idéia de fazer esse cordel sobre a vida de Divaldo Franco?

Marciano-Nasceu da admiração que tenho pelo trabalho desse confrade, que é o maior expoente na divulgação do espiritismo nos tempos atuais, principalmente através da oratória. Seu labor é apostolar, lembrando os tempos do Cristianismo nascente, a escritora Suely Caldas Shubert, foi muito feliz ao escrever uma biografia de Divaldo Franco, chamando-o “Semeador de Estrelas”. É exatamente isso que esse médium tem feito por mais de sessenta anos, semeado estrelas e levado aos cinco continentes o archote da fé, sendo um bandeirante da imortalidade nos tempos modernos.

Luciana-De onde surgiu seu interesse pelo folheto de cordel?

Marciano-Trata-se de uma influência deixada por meu pai, hoje desencarnado, que durante minha infância ficava cantando folhetos, deitado numa rede, quando morávamos na pequenina cidade de Serra de São Bento/RN. Ali, o na época jovem, Joca de Zé Bisel, cantava numerosas estórias rimadas. Eu fiquei com aquilo na lembrança, agora a poucos anos meus irmãos começaram a comprar títulos escritos por Leandro Gomes de Barros e outros autores, então ressurgiu meu interresse pelo cordel. Esse folheto: Divaldo Franco, Um Embaixador da Paz, já é a minha sexta publicação.

Luciana-Você fez um relatório da Vida de Divaldo Franco no texto, isso é uma inovação, biografia em cordel? Aproveite para fazer suas considerações finais.

Marciano-Não, várias pessoas tem feito cordéis biográficos. Torna-se algo prático, mais fácil de publicar e por ser rimado, fica de agradável leitura. O Jornal de Hoje, publicou uma excelente reportagem no caderno de cultura, escrita pela jornalista Daniela Pacheco, oferecendo ótima oportunidade para mostrar a face real da nossa doutrina e mencionar fora da imprensa Espírita, o trabalho desenvolvido por Divaldo. Para finalizar quero agradecer a presidente da Federação Espírita do Rio Grande do Norte, Sandra Borba, pelo apoio que dela recebi e estender essa gratidão ao publico que prestigiou nosso singelo e modesto folheto. Que Deus e os bondosos Espíritos nos mantenham no caminho da paz e da renovação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário